
A reflexologia podal é o tipo de reflexologia mais usada e consiste na aplicação de pressão em pontos do pé, para equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde
Tem como principal objetivo atuar na prevenção e no auxílio ao tratamento de disfunções do corpo, através da pressão nas zonas reflexas dos pés.

A reflexologia podal deve ser entendida como uma terapêutica energética, porque a pressão exercida nos pontos específicos do pé (onde se sente frequentemente alguma dor ou tensão) vai trabalhar precisamente o fluxo energético associado a determinado órgão ou sistema, com o intuito de estimular ou relaxar e de recuperar o seu bom funcionamento.
A reflexologia ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo, permeando todas as células e tecidos. No caso de esta energia ficar bloqueada, a parte do corpo correspondente ao bloqueio é afetada.
Os bloqueios de energia no corpo humano refletem-se numa ou mais zonas localizadas nos pés e nas mãos. Utilizando técnicas especificas de pressão, estes bloqueios podem ser detectados, através da sensação de dor ou da presença de nódulos (áreas mais duras).
Mais do que o alívio da tensão muscular, é comum as pessoas procurarem a reflexologia para tratamento de estados depressivos, hipertensão, enxaqueca, nervosismo, stress, obstipação e dor ciática, entre outras patologias. Os sistemas respiratórios, circulatórios e músculo-esqueléticos também são particularmente beneficiados.
A reflexologia e uma terapia além de curativa, preventiva das doenças. Os pontos de pressão dos pés e das mãos refletem todas as partes do corpo, externas e internas: órgãos, glândulas e também cabeça, tronco e membros. Cada ponto reflete uma atividade de outra parte do corpo.
Como funciona uma sessão de reflexologia
As sessões têm a duração média de 45 minutos e, consoante os casos devem ser mantidas uma a duas vezes por semana. Diferente da massagem onde estão envolvidos movimentos generalizados de pressão, alisamento entre outros, os reflexologistas usam suas mãos para aplicar pressão a específicos pontos do seu pé.
Normalmente você permanece totalmente vestido, sentado com suas pernas numa posição onde eles ficam elevadas ou deitado sobre uma maca. O reflexologista pode colocar talco ou loção no seu pé para facilitar a manipulação.
Depois de gentilmente massagear seu pé, o reflexologista começará aplicando pressão aos pontos reflexos que correspondem ao seu problema de saúde. Ele irá tratar primeiro um pé, depois o outro.
Possui diversos benefícios e é indicada para pessoas estressadas, tensas, nervosas, com problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, diversos tipos de dores e desequilíbrio do sistema. O estresse é a maior causa de doenças cardíacas, enxaqueca, dores musculares, nervosismo e depressão.

Deixe um comentário